Nome do Curso: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA

INTRODUÇÃO

O Centro Integrado de Estudos e Pesquisa do Homem, como instituição da área de saúde e beleza natural, ao ofertar o CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA, tem como princípio aliar a oferta de qualificação profissional no campo da beleza com a demanda por serviços ligados à beleza e à melhoria da aparência física existente na comunidade da Grande Florianópolis.

O contingente de profissionais atuantes nestas áreas cresceu nessa década a taxas relativamente altas, sem necessariamente vir acompanhado de qualificação profissional. Alguns fatores contribuíram para esse crescimento, entre eles a maior inserção da mulher no mercado de trabalho, a busca da beleza associada à saúde e à qualidade de vida. Esse comportamento da população brasileira provocou a sofisticação e diversificação da produção de cosméticos, resultado de pesquisa e inovação tecnológica nos serviços de beleza.

  • Perfil do profissional

    O tecnólogo em Estética e Cosmética deverá apresentar uma formação humanista, crítica e técnico-científica, enfocando a inter-relação de ciência, saúde, beleza e gestão, com destaque a:

    • Seleção e utilização de produtos técnicas e equipamentos mantendo-se atualizado às tendências de mercado com finalidade cosmética e estética;
    • Aplicação de tratamentos estéticos corporais e faciais enfocando as estratégias terapêuticas naturais;
    • Atuação profissional fundamentada em princípios científicos éticos e capacidade crítica desenvolvendo seu trabalho conforme realidade social cultural e econômica local;
    • Atuação em equipe multiprofissional visando à promoção manutenção e recuperação da saúde estética natural individual e coletiva.
    • Gestão de serviços relacionados à estética cosmética saúde natural e imagem pessoal em Centros e Clínicas de Estética SPAs e afins com conhecimentos administrativos e gerenciais visão de marketing planejamento e qualidade de serviço;
    • Busca permanente de tendências técnicas e tecnologias em estética e beleza acompanhando as evoluções do mercado.
  • Objetivo do Curso

    Formar o profissional tecnólogo em Estética e Cosmética para a seleção e o uso adequado dos produtos cosméticos, das técnicas, dos instrumentos e equipamentos voltados ao tratamento estético, com ênfase às estratégias terapêuticas naturais, bem como para a gestão de serviços relacionados à estética corporal e facial, contribuindo para a promoção do equilíbrio psico-físico-social, visando o quadrinômio ciência, saúde, beleza e gestão.

  • Corpo docente

    Ana Cristina Ráu – Especialista:

    https://goo.gl/qniVL4

    André Cardoso Bento – Especialista:

    https://goo.gl/e7PjI1

    Cintia Vieira Caron – Especialista:

    http://goo.gl/mnYkkW

    Francine Ferrari – Mestre:

    http://goo.gl/r9WYI8

    Gisele Damian Antônio – Doutor:

    https://goo.gl/c0kdsU

    Halei Cruz – Mestre:

    http://goo.gl/GRmd6t 

    Marcelo Fabián Oliva – Especialista:

    http://goo.gl/CdErd2

    Maria Helena da Silva Ramalho – Doutor:

    http://goo.gl/rBs79w

    Rachel Lima Rocha- Mestre:

    https://goo.gl/o3yddO

    Roselene Kroth – Especialista:

    https://goo.gl/DOWfXl

    Rosa Nélida Montelongo Araújo Mazzali – Especialista:

    https://goo.gl/nvXsnE

    Sheila Brusamarello – Mestre:

    https://goo.gl/lFcDdO

    Tatiane Regina de Sousa – Mestre:

    http://goo.gl/hwDL0E

    Thais Habkost Machado – Especialista:

    http://goo.gl/gWcJ7M

  • Organização curricular

    O Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética é constituído em uma carga horária total de 2480 horas, correspondendo a 2260 horas de aula e 40 horas de Trabalho de Conclusão de Curso, 80 horas de disciplinas optativas e 100 horas para atividades complementares.

    A organização curricular está distribuída em 06 (seis) módulos com disciplinas que se articulam e integram nos conhecimentos e nas práticas para a consecução do perfil do egresso e objetivos do curso.

    A jornada diária escolar se constitui de 3:30hs. A complementação da carga horária das disciplinas é realizada aos sábados. Para tanto, as disciplinas ministradas em cada dia da semana correspondem a dois sábados semestrais. O Horário de funcionamento das aulas é:

    Turno matutino: 08h às 11h40min, incluindo 10 minutos de intervalo.

    Turno noturno: 18h30min às 22h10min, incluindo 10 minutos de intervalo.

    Aos sábados: 8h00 às 13h30min.

  • Estudos Integrados

    A Clínica Escola de Terapias Naturais é um espaço pluriprofissional e multirreferencial, constituído pelos curso superior  de tecnologia em Estética e Cosmética e cursos de especialização oferecidos pela instituição que caracterizam um lócus que permite articular as atividades de ensino, investigação como processos educativo  e extensão.

  • Linha de Investigação e Extensão

    Metodologias de Intervenção em Saúde nos Diferentes Ciclos Vitais

    A linha de investigação Metodologias de Intervenção em Saúde nos Diferentes Ciclos Vitais refere-se ao campo de estudos e investigações sobre as diferentes formas de avaliação e intervenção em saúde através de terapias naturais e seus impactos no desenvolvimento humano.

    Na extensão, ela desenvolve programas, projetos, serviços e eventos com vistas as diferentes formas de avaliação e intervenção em saúde e seus impactos no desenvolvimento humano, também através das terapias naturais.

  • Orientação Acadêmica

    Atividades Complementares

    Conforme previsto na Legislação vigente, nos Cursos Superiores de Tecnologia e de Bacharelado da Instituição, as Atividades Complementares são de natureza obrigatória, direcionando as opções do estudante, dentro de uma organização que permite o desenvolvimento da autonomia, a autoria de pensamento e o direcionamento do percurso curricular, conforme as perspectivas e necessidades dos acadêmicos.

    As Atividades Complementares – AC para os Cursos da Faculdade de Tecnologia em Saúde CIEPH, com regulamento próprio em cada Curso são parte integrante do currículo, constituindo-se como componente curricular do Projeto Pedagógico que garante e amplia as possibilidades de articulação teoria-prática. Têm como finalidade oferecer ao acadêmico vivências em diferentes áreas de seu interesse, através da iniciação científica, da extensão e da monitoria, de modo a contribuir para a sua formação profissional.

  • Comissão de Metodologia de Projetos

    É constituída por um grupo de professores que orienta e auxilia os docentes orientadores e os estudantes na elaboração e realização do trabalho de Conclusão do Curso – TCC.

  • Aproveitamento de Estudos e Competências

    logo

    Credenciada pela Portaria Ministerial/MEC nº 1248, de 16 de setembro de 2011, publicada no DOU em 19/11/2011

    PORTARIA nº 01/2016 

     

    Define os critérios, normas e procedimentos para a validação de Extraordinário Aproveitamento de Estudos

    O Diretor da Faculdade de Tecnologia em Saúde CIEPH, no uso das suas atribuições legais, considerando a legislação vigente, a flexibilização curricular preconizada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação e o disposto no Art 47, § 2º da Lei nº 9394/96, bem como a necessidade de regulamentação interna no que se refere à avaliação de extraordinário aproveitamento de estudos,

    DEFINE:

     Art. 1º – Os estudantes que tenham extraordinário aproveitamento de estudos, demonstrado por meio de instrumentos de avaliação específicos, aplicados por banca examinadora especial, poderão ter abreviada a duração dos seus cursos de acordo com as normas gerais dos sistemas de ensino e contempladas nesta portaria.

     Art. 2º – A instauração de Bancas Examinadoras para fins de averiguação de aproveitamento extraordinário discente reger-se-á sob a coordenação do Setor Ensino Integrado e será instaurado semestralmente, através de edital público a ser divulgado no Portal de Ensino da Instituição.

    • 1º – O Edital para o Exame de averiguação de extraordinário aproveitamento de estudos deverá conter dados relativos à nomeação da Banca Examinadora, a divulgação dos conteúdos a serem avaliados, os instrumentos a serem utilizados, data e local de aplicação do Exame, prazo para divulgação do resultado, bem como os procedimentos para inscrição e valores referentes à solicitação de aproveitamento de estudos pelo estudante;
    • 2º – O acadêmico interessado em abreviar a duração de seu curso e julgar-se apto à submissão de avaliação de estudos, deverá protocolar requerimento junto à Secretaria Acadêmica, especificando as disciplinas de interesse e apresentando a justificativa de seu pleito;
    • 3º – O valor a ser desembolsado pelo acadêmico remonta em 30% do custo da respectiva disciplina ofertada na modalidade presencial.
    • 4º – A banca examinadora será composta de 03 (três) professores, todos com formação na área da disciplina objeto de avaliação, ficando aberta a possibilidade de participação de docente de outra instituição.
    • 5º – Após a divulgação do resultado de aprovação no Exame, o acadêmico deverá encaminhar junto a Secretaria Acadêmica protocolo de pedido de aproveitamento de estudos e proceder ao pagamento da taxa referente ao serviço.
    • 6º – Cada membro da banca examinadora deve atribuir nota na escala de zero (0,0) a dez (10,0), sendo o extraordinário aproveitamento de estudos concedido ao acadêmico que obtiver média aritmética igual ou superior a 7,0 (sete).
    • 7º – Não se aplica a possibilidade de requerimento de averiguação de aproveitamento de estudos para as disciplinas de Estágio, Monografia, Trabalho de Conclusão de Curso, Projeto de Laboratório ou Projeto Experimental.

    Art. 3º – Casos omissos nesta Portaria serão analisados pela Direção da Faculdade de Tecnologia em Saúde CIEPH, com base no Regimento da Instituição e na legislação vigente, ouvidas o Conselho Superior e a coordenação do respectivo curso.

    Art. 4º – Revogam-se as disposições em contrário.

    Art. 5º – Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

     

    Florianópolis, 22 de julho de 2016.

     

    Prof. Marcelo Fabian Oliva

    Diretor da Faculdade de Tecnologia em Saúde CIEPH

    *Documentos para download:

  • Disciplinas Carga Horária

    grade-1024x603

PROCESSO SELETIVO 2017.1

INSCRIÇÃO: 03 de Outubro de 2016 a 20 de Janeiro de 2017.

LOCAL: Faculdade de Tecnologia em Saúde CIEPH, Av. Eng. Max de Souza, nº 952 – Coqueiros-Florianópolis/SC 88080-000

RESULTADOS: 23 de janeiro de 2017.

PROCEDIMENTO DA MATRÍCULA: 24 À 30 de janeiro de 2017 das 9h às 11h e das 13h às 20h e sábado 08:00 as 11:00h.

O início das aulas para os ingressantes será no dia 13/02/2017.

AGENDE SUA PROVA!