Nome do Curso: CURSO SUPERIOR SEQUENCIAL DE MASSOTERAPIA CHINESA

INTRODUÇÃO

A massagem é basicamente o gesto intuitivo de tocar o corpo, em uma ação de despertar, acariciar ou aliviar algum incômodo. As suas origens remontam aos mais distantes tempos   da vida humana. O toque é um instrumento que usamos de forma expressiva desde os primeiros dias  de vida, com a intenção de relacionar-se com o outro e, no plano receptivo desde a gestação intra-uterina, quando recebemos informações que formarão nossa memória, via contato físico, através da placenta, tecidos e músculos.

A massagem no oriente desenvolveu-se principalmente na China. Os conceitos filosóficos que fundamentam esta pratica constam do livro “I Ching”, que foi escrito entre 5557 a.C pelo imperador FU XI, e 479 a.C por Confúcio. As informações técnicas da Medicina Tradicional Chinesa e da massagem constam no livro “Nei Ching”, escrito pelo imperador Huang Ti no peródo de 2800 a.C.

No inicio do século XX, com a imigração dos orientais para o Brasil, vieram muitos praticos e médicos orientais que introduziram na sociedade brasileira as técnicas de massagem oriental como instrumental terapêutico. O exercício profissional dos massagistas, modernamente denominados de Massoterapeutas, foi reconhecido no Brasil em 10/12/1945, com a edição do decreto-lei nº8.345, que dispôs sobre a habilitação para o exercício profissional (massagistas, protéticos, óticos práticos, práticos de farmácia, práticas de enfermagem, parteiras práticas e profissões similares). Posteriormente, a Lei Federal nº3968 de 5/10/61 dispôs especificamente sobre “o exercício da profissão de massagista” estabelecendo critérios para tal, entre os quais exigência de habilitação própria e as normas a serem observadas para aplicação de massagens em pacientes, além de definir as punições cabíveis em caso de seu descumprimento.

Para proteger a população contra os maus elementos, dar um ordenamento no caos, para servir de referencial público para a área, realizar pesquisas, divulgar de forma científica tais conhecimentos, e formar novos profissionais, propomos criar o Curso Superior Sequencial de Massoterapia em Santa Catarina.

OBJETIVOS DO CURSO

1 – Aplicar princípios, métodos e técnicas de terapias naturais na Massoterapia chinesa com a finalidade de manter, promover ou restabelecer a Saúde bioenergética do indivíduo.

2 – Capacitar recursos humanos especializados no emprego de métodos e técnicas da Massoterapia chinesa.

3 – Atuar nos sistemas de saúde público e privado desenvolvendo programas preventivo ou curativos nos campos de Massoterapia chinesa e terapias energéticas.

4 – Realizar, promover e divulgar estudos e pesquisas científicas na área da Massoterapia chinesa e das Terapias Naturais.

5 – Formar e capacitar profissionais de saúde em Massoterapia chinesa de nível superior, habilitados a atuarem em equipes de saúde transdisciplinar, na pesquisa e no ensino, na área das Terapias Naturais e Tradicionais.

6 – Promover o desenvolvimento de atitude éticas e criticas compatíveis e desejáveis a natureza do trabalho profissional na área de Massoterapia chinesa.

PERFIL DO PROFISSIONAL

O Massoterapeuta é o profissional da Saúde com competência para utilizar, indicar e ensinar o uso dos recursos naturais de prevenção, tratamento e manutenção integrada da Saúde bioenergética do ser humano.

É um profissional com uma concepção Holística de Saúde que se enquadra na área de abrangência da integração terapêutica preconizada pela Organização Mundial de Saúde.

É um profissional que se utiliza das formas associadas de métodos antigos, tradicionais e modernos de tratamento, na prevenção e recuperação da Saúde, visando o perfeito equilíbrio do Ser Humano com o meio ambiente.

As técnicas utilizadas pelo Massoterapeuta são muitas e se destinam àqueles que necessitam do toque direto no corpo, como forma de manter seu estado de equilíbrio, ou mesmo para quem necessita reorganizar suas funções vitais e combater dores ou disfunções orgânicas. Essas técnicas maximizam a circulação da energia vital pelo corpo, condição necessária para o combate a diversos sintomas como dores, tensões e stress e principalmente na prevenção das doenças.

A Massoterapia é uma forma de cuidar da saúde com o apoio do toque físico, tão importante quanto raro em nossa civilização urbana e globalizada.

O Massoterapeuta utiliza o toque manual como seu principal veículo/instrumento de trabalho, visando restabelecer o fluxo energético através da pressão digital ou manual em pontos reflexos e meridianos, possibilitando a correção de disfunções internas do organismo.

A Massoterapia também significa acalmar e tocar, na busca do equilíbrio físico, mental e energético com as mãos. Os movimentos e técnicas são de diversos tipos como deslizamento, pressão, amassamento, percussão, vibração e manobras das articulações ósseas.

REGIME, MÍNIMO DE VAGAS E TURNOS DE FUNCIONAMENTO.

DADOS GERAIS

SOBRE O CURSO

O curso Superior sequencial de Massoterapia chinesa esta sendo planejado com amparo no artigo 44, da lei 9394/96, a fim de atender a programação específica e os planos de desenvolvimento do CIEPH (Centro Integrado de Estudos e Pesquisas do Homem) e fazer       as do mercado de trabalho regional.

REGIME DE MATRICULAS

Serão semestral/anual

TURNOS

Período Vespertino e Noturno

DURAÇÃO E TEMPO DE INTEGRALIZAÇÃO

Cinco semestres no mínimo e máximo de oito  semestres, ministrados nas dependências da Faculdade

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

01-1
02

FORMAÇÃO TOTAL 1800 HORAS/AULA

GRADE CURRICULAR CONFORME AS ÁREAS DE CONHECIMENTO

03-1-1-e1464814797302
04-1
Atividades Carga Horária
Disciplinas obrigatórias presenciais 1400hs
Disciplinas obrigatórias à distância  200hs
Práticas Clínicas  240hs
Total 1800hs

CORPO DOCENTE

Para ministrar as aulas previstas na organização curricular deste curso é necessário que os docentes reúnam conhecimentos de sua área de especialização e vivência prática no mercado de trabalho.

Os cursos do CIEPH serão ministrados por professores selecionados na forma da lei, principalmente, em função de sua experiência profissional, que deverão ser preparados para o magistério, previamente e/ ou em serviço, através de programas especiais de formação pedagógica.

Tudo isso implica partir de um conhecimento profissional dinâmico e não estático que se desenvolve ao longo da carreira profissional, isto é parte do desenvolvimento profissional do professor juntamente com outros elementos profissionais.

Prática Clinica Orientada

A Prática Clinica Orientada será realizada na Clinica Escola do CIEPH e será ofertada ao final do curso. Constitui-se como carga horária obrigatória e específica à formação do profissional para o mundo do trabalho, uma vez que propicia ao educando a realização de atividades em situações concretas. Consiste ainda na vivência de atividades práticas inerentes do profissional da Massoterapia com base nos atendimentos sociais terapêuticos promovidos pelo CIEPH numa dinâmica de responsabilidade social. O aluno devera realizar procedimentos como anamnese e escolha das técnicas a serem utilizadas.

Considerando a importância de que se reveste, requer organização de um plano que inclua uma programação ajustada ao perfil da formação do curso, aos aspectos observados durante o processo de aprendizagem, e os procedimentos de acompanhamento das ações, sob a óptica do desempenho do aluno, do docente/supervisor, da escola, do paciente e do curso. A supervisão é totalmente indireta.

No decorrer do curso o aluno deverá registrar os atendimentos e procedimentos realizados de forma contextualizada e interdisciplinar e demonstre os saberes adquiridos em cada disciplina.

Desta forma, o envolvimento, a responsabilidade e a autoria dos alunos serão essenciais. O docente acompanhará todo o processo e valorizará a pluralidade de dimensões e visará estabelecer conexões entre os vários pontos de vista dos alunos.

Baseando-se no Plano de Prática, o orientador deverá, em seu primeiro contato com a turma, colocá-lo em discussão e redimensioná-lo se necessário, discutindo com os alunos os critérios de avaliação que serão considerados nos instrumentos previstos.

CERTIFICAÇÃO:

Ao final do curso o aluno formado recebe um Certificado de Conclusão de CURSO SUPERIOR SEQUENCIAL EM MASSOTERAPIA CHINESA, valido em todo o território nacional, expedido pela Faculdade de Tecnologia em Saude CIEPH, Florianopolis, SC. Dando plenos direitos para exercer as atividades laborais como Massoterapeuta, conforme Sindicatos da categoria. Este certificado não dá direito á continuidade de estudos de Pós-Graduação.

Início das aulas: 1º Semestre de 2018