INTRODUÇÃO
O Centro Integrado de Estudos e Pesquisa do Homem, como instituição da área de saúde e beleza natural, ao ofertar o CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA, tem como princípio aliar a oferta de qualificação profissional no campo da beleza com a demanda por serviços ligados à beleza e à melhoria da aparência física existente na comunidade da Grande Florianópolis.
O contingente de profissionais atuantes nestas áreas cresceu nessa década a taxas relativamente altas, sem necessariamente vir acompanhado de qualificação profissional. Alguns fatores contribuíram para esse crescimento, entre eles a maior inserção da mulher no mercado de trabalho, a busca da beleza associada à saúde e à qualidade de vida. Esse comportamento da população brasileira provocou a sofisticação e diversificação da produção de cosméticos, resultado de pesquisa e inovação tecnológica nos serviços de beleza.
-
Perfil do profissional
O tecnólogo em Estética e Cosmética deverá apresentar uma formação humanista, crítica e técnico-científica, enfocando a inter-relação de ciência, saúde, beleza e gestão, com destaque a:
-
Objetivo do Curso
Formar o profissional tecnólogo em Estética e Cosmética para a seleção e o uso adequado dos produtos cosméticos, das técnicas, dos instrumentos e equipamentos voltados ao tratamento estético, com ênfase às estratégias terapêuticas naturais, bem como para a gestão de serviços relacionados à estética corporal e facial, contribuindo para a promoção do equilíbrio psico-físico-social, visando o quadrinômio ciência, saúde, beleza e gestão.
-
Corpo docente
Ana Cristina Ráu – Especialista:
Artur Luiz Cesar Pacheco – Especialista:
Cintia Vieira Caron – Especialista:
Gisele Damian Antônio – Doutora:
Glauco Meireles R. Ruiz – Especialista
Halei Cruz – Mestre:
Juan Carlos Debali – Mestre
Li Qingyun – Doutora
Marcelo Fabián Oliva – Especialista:
Marcia Battiston – Doutora
Maria Helena da Silva Ramalho – Doutora
Mariana Sant’Angelo Reis – Especialista
Nicolas Erwig Pulz – Mestre
Rachel Lima Rocha- Mestre:
Roselene Kroth – Mestre:
Sandro Kansler – Mestre
Sheila Brusamarelo – Mestre
Thais Habkost Machado – Especialista:
Yu Tao – Doutor
-
Organização curricular
O Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética é constituído em uma carga horária total de 2480 horas, correspondendo a 2260 horas de aula e 40 horas de Trabalho de Conclusão de Curso, 80 horas de disciplinas optativas e 100 horas para atividades complementares.
A organização curricular está distribuída em 06 (seis) módulos com disciplinas que se articulam e integram nos conhecimentos e nas práticas para a consecução do perfil do egresso e objetivos do curso.
A jornada diária escolar se constitui de 3:30hs. A complementação da carga horária das disciplinas é realizada aos sábados. Para tanto, as disciplinas ministradas em cada dia da semana correspondem a dois sábados semestrais.
O Horário de funcionamento das aulas é:
-
Estudos Integrados
A Clínica Escola de Terapias Naturais é um espaço pluriprofissional e multirreferencial, constituído pelos curso superior de tecnologia em Estética e Cosmética e cursos de especialização oferecidos pela instituição que caracterizam um lócus que permite articular as atividades de ensino, investigação como processos educativo e extensão.
-
Linha de Investigação e Extensão
Metodologias de Intervenção em Saúde nos Diferentes Ciclos Vitais
A linha de investigação Metodologias de Intervenção em Saúde nos Diferentes Ciclos Vitais refere-se ao campo de estudos e investigações sobre as diferentes formas de avaliação e intervenção em saúde através de terapias naturais e seus impactos no desenvolvimento humano.
Na extensão, ela desenvolve programas, projetos, serviços e eventos com vistas as diferentes formas de avaliação e intervenção em saúde e seus impactos no desenvolvimento humano, também através das terapias naturais.
-
Orientação Acadêmica
Atividades Complementares
Conforme previsto na Legislação vigente, nos Cursos Superiores de Tecnologia e de Bacharelado da Instituição, as Atividades Complementares são de natureza obrigatória, direcionando as opções do estudante, dentro de uma organização que permite o desenvolvimento da autonomia, a autoria de pensamento e o direcionamento do percurso curricular, conforme as perspectivas e necessidades dos acadêmicos.
As Atividades Complementares – AC para os Cursos da Faculdade de Tecnologia em Saúde CIEPH, com regulamento próprio em cada Curso são parte integrante do currículo, constituindo-se como componente curricular do Projeto Pedagógico que garante e amplia as possibilidades de articulação teoria-prática. Têm como finalidade oferecer ao acadêmico vivências em diferentes áreas de seu interesse, através da iniciação científica, da extensão e da monitoria, de modo a contribuir para a sua formação profissional.
-
Comissão de Metodologia de Projetos
É constituída por um grupo de professores que orienta e auxilia os docentes orientadores e os estudantes na elaboração e realização do trabalho de Conclusão do Curso – TCC.
-
Aproveitamento de Estudos e Competências
Disciplinas Carga Horária
Seção vazia. Edite a página para adicionar conteúdo aqui.