Nome do curso: SEMINÁRIO DE ACUPUNTURA ABDOMINAL MICRO SISTEMA DA TARTARUGA

SEMINÁRIO DE ACUPUNTURA ABDOMINAL MICRO SISTEMA DA TARTARUGA

Teórico prático.

Não requer conhecimentos prévios em acupuntura.

Neste curso desenvolvemos os três métodos que se podem aplicar em Acupuntura Abdominal:

1) Método dos meridianos convencionais, extras e novos na acupuntura abdominal

2) Método da Tartaruga

3) Método dos Oito Ba guas (Pa kuas) A acupuntura abdominal é uma técnica terapêutica altamente efetiva e indolor, de fácil aceitação pelos pacientes.

Consiste na aplicação de agulhas filiformes em pontos localizados no abdômen a diferentes níveis de profundidade.

Este método é resultado de mais de 30 anos de investigação e experiência clínica pessoal do Dr. Bo Zhi Yun().

A teoria da acupuntura abdominal, baseada nos fundamentos da medicina tradicional chinesa, reconhece que: O céu anterior da pessoa, desde a forma do jing qi até a forma do embrião, recai no sistema RN 8 (shen que). Desta maneira, é este sistema que controla o período embrionário, sendo o sistema mais novo, e tem como função distribuir o Qi e o sangue por todo o corpo e controlar o organismo. Igual a acupuntura tradicional, a abdominal persegue o mesmo critério quanto a “curar as enfermidades tratando desde a etiologia do fundo”, tratando de recuperar o equilíbrio funcional dos órgãos e consequentemente, todo o organismo.

As principais vantagens desta técnica são a simplicidade, a eficácia e segurança terapêutica além de ser um método indolor.

Regula os órgãos e meridianos seguindo parcialmente as teorias, técnicas, fórmulas e puntos da acupuntura tradicional, com vantagem de ser um método prático, seguro e fácil de aplicar em diversas indicações. É de grande eficácia nos processos crônicos de tipo insuficiência de energia em síndromes Bi (reumatismos).

Os estudos realizados por diferentes departamentos de regulação e investigação da medicina tradicional Chinesa avaliam sua efetividade e promovem a prática da mesma em seus distintos hospitais. Se utiliza no Hospital TongRen , Hospital de Beijing, Hospital de Guangzhou, Hospital de Jian Su, Hospital Provincia de Zhe Jiang e Hospital Shi de Nanjin. É uma técnica pouco conhecida fora de suas fronteiras, embora muito extendida na Grecia e na Italia.

Programa:

Métodos de localização dos pontos abdominais

Características básicas dos pontos abdominais

Os pontos dos meridianos convencionais, extras y novos na acupuntura abdominal

Indicações dos pontos no hipogástrio: enfermidades relacionadas com o sistema reprodutivo e urinário.

Pontos de efeito tonificante e fortalecedor a nível geral

Indicações dos pontos no epigástrio: patologias gastrointestinais

Localização e indicações dos pontos do Estômago a nível do abdômen

Pontos de correspondência holográfica (tartaruga)

Localização, função e indicações das zonas de reflexo holográfico a nível Abdominal

Pontos extras e novos, sua localização e as indicações

Indicações principais dos pontos novos Bo: as patologias compreendidas

A classificação dos “Oito Ba guas (Pa kuas)” e suas indicações.

As aplicações clínicas da acupuntura abdominal

As indicações e contraindicações da acupuntura abdominal

As técnicas de inserção na acupuntura abdominal

Escolha das agulhas Profundidade da inserção

Procedimento de inserção

As técnicas compostas na acupuntura abdominal:

Método Triangular

Método Três Estrelas

Método Flor de Ciruelo

As combinações de pontos específicos e suas indicações correspondentes:

“Agulha Céu e Terra” (Tian Di Zhen) e suas indicações

“Retorno de Qi a sua origem” (Yin Qi Gui Yuan) e suas indicações .

“Quatro passos abdominais” (Fu Si Guan)

“Regular Qi de baço” (Tiao Pi Qi)

“Pontos de reumatismo” (Feng Shi Dian) e suas indicações

“Quatro passos abdominais” (Fu Si Guan)

Tratamento de algumas patologias mais frequentes na clínica:

Cefaleia

Torcicolo

Síndrome do Ombro Congelado

Dor de Cotovelo ou punho

Espondilopatias

Cervicais

Dorsalgia e Lombalgia

Anexo: Hernia Discal Lombar

Dor no joelho

Vertigem

Ataque De Vento

Vínculos entre a acupuntura abdominal e o Triplo aquecedor, o aquecedor inferior e o céu anterior

Ministrante: Prof.: Marcelo Mariano Biolatto

Diretor e docente del Curso de Post Grado de MTC con Aval Universitario del Colegio de Kinesiologos y Fisioterapeutas de Córdoba.

Graduado en Acupuntura en el Centro de Cultura China, Jin-Lin, representante oficial en Argentina de la Universidad de Medicina Tradicional China de Nanking de la República Popular de China.

Certificado de Post Grado en Medicina Tradicional China;

Facultad de Ciencias Médicas Mariana Grajales Coello, Republica de Cuba.

Doctor en Acupuntura y Moxibustion por Notorio Saber.

Universidad de Medicina Tradicional China de Shandong. Republica Popular de China.

Data: 27/01/2018

Público alvo: Acupunturistas ou estudantes de acupuntura, naturopatas, naturologos, terapeutas naturistas, profissional de saúde, etc….

Horário: 8h às 12h e das 13h30 às 18h